Processo da doação de medula óssea
Ao ser selecionado como Dador
Após a seleção como dador, terá uma consulta médica para avaliação do seu estado de saúde. Durante esta, será prestada toda a informação sobre o processo da dádiva e será solicitado a assinar o consentimento. Serão colocadas questões relacionadas com os seus antecedentes pessoais e hábitos de vida. De seguida realizará exames laboratoriais, incluindo um electrocardiograma e uma radiografia de tórax. A confidencialidade dos dados transmitidos é garantida de acordo com a lei vigente.
Sempre com respeito pela privacidade do dador como ser humano, a equipa clínica faz voto de confiança no dador e nas suas respostas. O ato de realização da dádiva pressupõe que o dador assume a responsabilidade e garante a veracidade das suas respostas ao questionário, contribuindo assim para a sua segurança e da sua dádiva.
Método de recolha periférica (Aférese)
Antes da dádiva o dador faz umas injeções de factor de crescimento para estimular a medula óssea, estas são feitas em casa. Caso o dador não consiga fazer as injeções pode dirigir-se a uma farmácia ou centro de Saúde para a administração das mesmas.
Posteriormente quando o dador é chamado para fazer a doação, este fica ligado a uma máquina por onde circula o seu sangue, sendo separadas as células estaminais que serão armazenadas num saco de transfusão; o restante sangue é devolvido ao dador através de outra veia. Este processo, chamado aférese, pode demorar cerca de um a dois dias (4-6 horas em cada dia) e não tem praticamente qualquer risco.
Após um mês da doação tem uma consulta de rotina e uma vez por ano durante quatro anos.
Método de punção
Se o dador optar pelo método de doação através de punção, este será submetido a uma anestesia geral, e através de punção do osso da bacia é retirada a necessária quantidade de medula óssea que é administrada ao doente através da veia, tal como uma transfusão.
Este procedimento é feito no bloco operatório sob anestesia geral e necessita de um internamento de 24H.
Testemunhos
Convidamos a ver a nossa secção de testemunhos e caso deseje pode também encontrar mais neste portal:
Stories – World Marrow Donor Day
(Nota: O site encontra-se em inglês)